EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
estante_livros_2012.jpg



Ler & Avaliar

 




Tenho lido muito ultimamente. Após adquirir meu Kindle, passei a ler quase compulsivamente devido à facilidade em adquirir os livros, pois na livraria virtual da amazon.com.br, além de dispormos de resumos dos livros, os preços são convidativos, e a entrega, imediata. Mais tentador, impossível! Também há muitas outras livrarias com lojas virtuais, como a Saraiva, Cia. dos Livros, FNac, Submarino, Siciliano, Clube do Autor e Apple, para citar apenas algumas.

Mas ler tantos livros assim às vezes faz com que nos esqueçamos de alguns. Lembro-me que antigamente, as impressões do que eu lia eram mais fortes e duravam mais tempo. Hoje em dia, apenas poucos livros me deixam impressões mais fortes e duradouras. Sendo assim, de vez em quando eu releio alguns, ou volto às passagens que sublinhei, armazenadas no meu livro de recortes virtual. 

Um recurso que me ajuda a recordar o que leio é o fato de a Amazon pedir aos leitores que avaliem os livros adquiridos; antes de avaliá-los, volto a eles e refaço a leitura de algumas páginas. Tenho uma página de avaliações lá na loja da amazon.

Ontem li em um dos blogs que sigo uma reportagem que diz que: "Os livros digitais dão sinais de perda de fôlego nos países desenvolvidos e ainda não têm relevância nos negócios das editoras brasileiras."

Comentei o seguinte: "
Acho ótimos os livros digitais, pelo preço e pela comodidade de poder comprar facilmente e ler na hora. Sem contar o benefício ecológico que eles representam. E o espaço que fica disponível nas prateleiras, em casa. Acho que logo as vendas vão aumentar novamente."

Portanto, eu não acredito que os livros digitais perderão força; o que pode estar havendo é um retrocesso temporário no mercado, devido à crise financeira. Eu vejo os livros digitais como uma solução para vários problemas:

-Como a vida hoje é bem mais corrida do que antes, economizamos tempo quando compramos os livros online.

-Ecologicamente, milhares de árvores serão poupadas, pois será necessária menor produção de papel. As emissões de carbono na atmosfera também diminuem, já que não é preciso transportar os livros até os pontos de venda. Muita sobra de tinta de impressão e outros materiais deixarão de ser despejados em rios e mares.

-O preço final dos livros é infinitamente mais baixo do que o preço dos livros impressos. 

-A economia de espaço dentro das casas também conta, já que as casas e apartamentos estão cada vez menores. 

-A interatividade entre os leitores, através de suas páginas em livrarias virtuais e o partilhamento de suas avaliações sobre os livros lidos, além de fornecerem aos autores um background imediato sobre suas obras sob o ponto de vista dos leitores e não dos críticos, também torna-se um 'must' que os livros de papel não oferecem. 

-A possibilidade de publicação, sem custos,  de obras de escritores novos no mercado.

Vejo  vantagens e desvantagens no último item, pois apesar da facilidade que todos tem em publicar livros, isto não significa que os mesmos tenham boa qualidade; além disso, o número de novos autores é tão imenso, que ficamos perdidos em um oceano infinito de onde apenas poucos emergirão. 

Mesmo não acreditando que os livros de papel estejam com os dias contados, pois são preferência de muitos, eu acredito que os livros virtuais ainda crescerão bastante no futuro, dominando o mercado. 

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 10/04/2015
Alterado em 10/04/2015
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras